AUTOR

foto Antônio Carlos 250 x 350Olá, tudo bem? Meu nome é Antônio Carlos Zeferino, fundador do Blog Segurança do Trabalho ACZ. E se você já se perguntou:

  • Como ter acesso a conteúdo de segurança do trabalho de qualidade?”
  • “Posso me tornar um profissional de Segurança do Trabalho bem sucedido?”
  • “Como consigo estudar Segurança do trabalho de maneira objetiva e com os melhores resultados possíveis?”

… Então você está no lugar certo.

Sou  Técnico Em Segurança Do Trabalho, pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, aprovado para TST  UFPE 2015 e criador da Apostila Técnico Em Segurança Do Trabalho 2016.

Acredito que a segurança do trabalho tem muito a  evoluir muito e o profissional de segurança do trabalho que se qualificar e manter uma atualização constante dos estudos, terá ótimas oportunidades profissionais.

Objetivo do blog

Criei este blog para compartilhar conhecimento e fornecer material de qualidade, que agregue valor a vida do profissional de segurança do trabalho. Acredito que a troca de conhecimento oferece um crescimento mútuo.

Minha história com a segurança do trabalho

Despertei meu interesse pela área de segurança do trabalho através de alguns amigos que atuavam como profissionais de segurança do trabalho.

Foi então que resolvi fazer a prova em 2012 no Instituto Federal e na segunda tentativa consegui a vaga para cursar técnico em segurança do trabalho no Instituto Federal.

A partir daí iniciei meus estudos com muita determinação. Pois 6 meses antes de iniciar o curso já estava estudando as NRs, pois fui orientado que esses conteúdos eram bastantes exigidos.

Minha carga horária de estudo: Como trabalho, tive que conciliar. E eu acordava cedo para estudar 2 horas antes do trabalho, 30 minutos intervalo do almoço e 4 horas depois do trabalho. Porém comecei a gravar em áudio o conteúdo de segurança do trabalho que eu estudava.

Uma vez que, como trabalho na cabine de uma máquina, podia passar o dia com o fone de ouvido estudando. E com isso passei a estudar mais de 12 horas todo dia os últimos 2 anos e meio.

 COMO FIZ PARA MELHORAR MEU APRENDIZADO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Após estudar muito, não estava conseguindo um aprendizado satisfatório e descobri o motivo. Pois o conteúdo de ST é enorme e é quase impossível apreender tudo aquilo.

Mas não é preciso. Pois em média de cada tópico de segurança do trabalho o que é abordado fica em torno de 20%. Ou seja, você estuda quase 100 páginas da NR 15, para ser cobrado no máximo o conteúdo de 20 páginas.

Dessa forma comecei a filtrar cada tópico estudado, após ler e reler e fazer muitas questões. Selecionando os temas mais a abordados e fazendo resumos.

o que consegui com esse conteúdo?

conclui o curso com um ótimo desempenho. Ou seja, esse material extremamente objetivo, facilitou minha vida e consegui minha primeira aprovação para técnico em segurança do trabalho 1 mês após a conclusão do curso.

4º lugar para técnico em segurança do trabalho – Universidade Federal de Pernambuco UFPE

apostila técnico em segurança do trabalho

13º lugar para técnico em segurança do trabalho – para a Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

RESULTADO UFPB 2015 - TST

2º lugar para técnico em segurança do trabalho – Prefeitura de Teixeira PB – 2015.

RESULTADO TEIXEIRA PB - TST - 2015

26º lugar para técnico em segurança do trabalho – Instituto Federal da Paraíba IFPB 2015.

RESULTADO - TST - IFPB - 2015

Apostila Técnico Em Segurança Do Trabalho 2016 – contém os principais tópicos de segurança do trabalho, cobrados em provas e concursos – mais quadros resumos e dezenas de questões comentadas.

Um forte abraço!

2 comentários sobre “AUTOR

  1. Boa tarde Antonio!
    Estou concluindo um trabalho sobre nr, vir seu conteúdo e achei interessante, gostaria se possível enviasse algum conteúdo que não fosse em vídeo um resumo sobre a nr16.
    Obrigado,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.