epidemiologia ocupacional

Epidemiologia Ocupacional! O que é? Destaques

A epidemiologia ocupacional é uma disciplina que estuda a relação entre a saúde dos trabalhadores e o ambiente de trabalho em que eles atuam.

Ela busca identificar e avaliar os riscos ocupacionais e as doenças relacionadas ao trabalho, além de propor medidas de prevenção e controle.

Através da epidemiologia ocupacional, é possível compreender melhor como as condições de trabalho podem afetar a saúde dos trabalhadores e desenvolver estratégias para minimizar esses impactos.

Conceito

A epidemiologia é uma ciência que se destina ao estudo das distribuições e dos determinantes das doenças que afetam uma determinada população, sugerindo medidas específicas de prevenção, de controle ou de erradicação dessas doenças.

  • Estudo: inclui vigilância, observação, pesquisa analítica e experimento;
  • Distribuição:  refere-se à análise por tempo, local e características dos indivíduos;
  • Determinantes:  são todos os fatores físicos, biológicos, sociais, culturais e comportamentais que influenciam a saúde;
  • Prevenção:  empregar medidas de profilaxia (exemplo: aplicação de vacinas) a fim de impedir que os indivíduos adoeçam;
  • Controle:  Baixar a morbidade a níveis mínimos (exemplo: declínio da poliomielite no Brasil);
  • Erradicação: consiste em reduzir a morbidade a zero (exemplo: a varíola está erradicada do mundo desde 1976).

Objetivo 

O objetivo da epidemiologia é obter, interpretar e utilizar as informações relativas da Saúde de uma determinada população com a finalidade de prevenir ou reduzir a incidência de doenças.

Para Sebastião Ivone Vieira a epidemiologia ocupacional é o estudo dos fatores aos quais os indivíduos estão expostos em seu ambiente de trabalho e seu efeito sobre a saúde dessa população.

Os fatores os quais os trabalhadores estão expostos em seu ambiente laboral e que o autor cita na sua definição, são os riscos ocupacionais, que conhecemos como:

  • Risco químico;
  • Risco físico;
  • Risco biológico;
  • Risco ergonômicos;
  • Risco de acidentes.

Conclusão

Você conheceu alguns exemplos de tópicos relevantes sobre Epidemiologia Ocupacional, que podem facilitar sua vida seja em aprovações em provas de concursos de segurança do trabalho ou para o aprimoramento profissional.

Se quiser ter acesso a um resumo esquematizado mais questões comentadas de todas as NRs, bem como outros assuntos importantes  para sua evolução em Segurança do Trabalho, assista a uma aula especial, que eu estou disponibilizando de graça para você!

Nessa aula, você vai aprender como ter mais resultados em segurança do trabalho em menos tempo.

Clique neste link e assista agora mesmo!

Deixe seu comentário

 

2 thoughts to “Epidemiologia Ocupacional! O que é? Destaques”

  1. É obrigação do empregador cuidar da segurança e saúde dos empregados no ambiente de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *